CBSquash - Confederação Brasileira de Squash
A World Squash divulgou no último domingo (01) os critérios de classificação da modalidade para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA28). Ao todo, os atletas poderão garantir presença olímpica por meio de cinco diferentes possibilidades de qualificação, respeitando limites de vagas por país e por gênero, conforme diretrizes estabelecidas pela World Squash.
Cada Comitê Olímpico Nacional poderá classificar até dois atletas por gênero, sendo que apenas três países poderão atingir essa cota máxima. As vagas estarão distribuídas entre Jogos Continentais, cota do país-sede, Ranking Mundial, Universalidade e Seletiva Mundial.
Jogos Continentais
Serão cinco vagas por gênero, com uma vaga masculina e uma feminina destinadas a cada um dos seguintes eventos continentais:
Jogos Pan-Americanos – Lima, Peru (2027)
Jogos Asiáticos – Nagoya, Japão (2026)
Jogos Pan-Africanos – Cairo, Egito (2027)
Jogos Europeus – Istambul, Turquia (2027)
Jogos do Pacífico – Pirae, Taiti (2027)
O Brasil tem como objetivo principal para o ano de 2026 a conquista da classificação para os Jogos Pan-americanos do ano que vem. A Panam Squash ainda não divulgou quantidade de vagas e quais serão os critérios de classificação para a competição.
Cota do país-sede
Como país anfitrião dos Jogos Olímpicos LA28, os Estados Unidos têm direito a pelo menos uma vaga por gênero, garantindo representação masculina e feminina no torneio olímpico de squash.
Ranking Mundial
Critério que distribuirá mais vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, outras oito vagas por gênero serão definidas com base no Ranking Mundial da PSA, considerando a lista oficial de 22 de maio de 2028.
Universalidade
Com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade nos Jogos Olímpicos, será destinada uma vaga por gênero por meio do critério de Universalidade. O detalhamento desse critério de classificação ainda será divulgado pela World Squash e pelo Comitê Olímpico Internacional.
Seletiva Mundial
A última oportunidade de classificação será a Seletiva Mundial, programada para junho de 2028. O torneio contará com a participação de 24 atletas e concederá uma vaga ao campeão de cada gênero. A participação será restrita a Comitês Olímpicos Nacionais que ainda não tenham atletas classificados para os Jogos Olímpicos.
A World Squash ainda divulgará informações complementares e detalhes operacionais sobre o processo de qualificação ao longo dos próximos meses.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
FILIADOS



