CBSquash - Confederação Brasileira de Squash

CBSquash

você está em:Home /Noticías /

Brasil confirma participação inédita na Copa do Mundo de Squash

Seleção brasileira estreia na competição, que será disputada em dezembro, na Índia, em confronto de equipes mistas
Brasil confirma participação inédita na Copa do Mundo de Squash Pedro Mometto, Diego Gobbi, Laura Silva, e Bruna Petrillo (foto: Roberto Fernandes/CBSquash )
POSTADO EM: 22/10/2025

O Brasil está confirmado na Copa do Mundo de Squash de Equipes Mistas e fará sua estreia histórica na competição, que será realizada entre os dias 9 e 14 de dezembro, em Chennai, na Índia. A equipe brasileira será formada por Diego Gobbi, Laura Silva, Pedro Mometto e Bruna Petrillo, que representarão o país no torneio internacional organizado pela Federação Mundial de Squash (WSF). 

A Copa do Mundo de Squash reúne seleções compostas por dois homens e duas mulheres, em um formato inovador que busca tornar o esporte ainda mais dinâmico e atrativo. O evento, disputado nesse modelo desde 2023, é realizado em anos alternados com o Mundial de Equipes. Na última edição, o Egito conquistou o título, superando a Malásia na final. Índia e Japão completaram o grupo de semifinalistas. 

“Depois de voltarmos ao Mundial Juvenil, a Copa do Mundo será o primeiro campeonato adulto que o Brasil disputa em nível mundial, e em um formato diferente e inovador, com potencial de ser utilizado nos próximos anos, inclusive nos Jogos Olímpicos”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Squash (CBSquash), José Henrique Lopes. 

 

Formato de disputa 

Cada confronto entre países é composto por quatro partidas — duas masculinas e duas femininas —, jogadas em melhor de cinco games de sete pontos (diferente do formato tradicional de cinco games de 11 pontos). Antes de cada duelo, um sorteio define se o primeiro jogo será masculino ou feminino, sempre entre os “Raquetes 2” (segundo melhor atleta de cada gênero). Em seguida, ocorrem os duelos entre os “Raquetes 1”, com gêneros alternados, e o confronto se encerra com o outro embate entre os “Raquetes 2”. 

A competição começa com a fase de grupos (9 a 11 de dezembro), em que cada vitória de partida soma um ponto para a equipe. Por exemplo, em um confronto Brasil 3 x 1 Itália, o Brasil soma três pontos e a Itália, um. 

Na fase eliminatória (12 a 14 de dezembro), os vencedores de cada confronto avançam até a decisão. Em caso de empate por 2 a 2, os critérios de desempate seguem a seguinte ordem: saldo de games, saldo de pontos e vencedor da primeira partida do confronto. 

Mais do que uma estreia, a participação brasileira na Copa do Mundo simboliza um novo ciclo para o squash nacional. Com atletas jovens e promissores, o Brasil demonstra que está preparado para competir em alto nível e levar o nome do país a novas quadras e públicos ao redor do mundo. 

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

FILIADOS

Comitê Olímpico BrasileiroComitê Olímpico InternacionalComitê Olímpico BrasileiroComitê Olímpico Internacional
CBBoxe

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
DAS 10H ÀS 17H - EXCETO FERIADOS

Telefone: +55 (21) 3442-0581

Rua Cândido Mendes, 581 - Lapa
Glória - Rio de Janeiro - RJ

cbs@cbsquash.com.br

DESENVOLVIDO POR

bigmidia

SISTEMA DE GESTÃO

sge

LAYOUT

kous9
Brasil confirma participação inédita na Copa do Mundo de Squash | CBSquash