CBSquash - Confederação Brasileira de Squash
O Campeonato Mundial de Squash será realizado entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, no Cairo, no Egito. E a delegação brasileira estará em ação no país, considerado como a “Meca do Squash”, por revelar alguns dos melhores atletas do mundo.
Depois de mais de uma década fora da competição - a última presença havia sido em 2012, no Catar -, o Brasil voltou ao Mundial Juvenil no ano passado, em Houston, nos Estados Unidos, e agora segue ampliando a presença com equipes masculinas e femininas. A delegação competirá nas disputas individuais e por equipes, sendo o único país da América do Sul inscrito na categoria por times neste ano.
A participação brasileira faz parte do planejamento estratégico da Confederação Brasileira de Squash (CBSquash) para fortalecer as categorias de base, consolidar o retorno do país às competições internacionais juvenis e criar um legado esportivo com foco nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028, que contam com o squash em seu programa de modalidades.
Para Renato Gallego, Head Coach da CBSquash, o Mundial Juvenil é visto como um investimento de longo prazo, não apenas uma competição.
“A participação do Brasil no Mundial Juvenil já está ocorrendo desde o ano passado e isso é uma aposta da CBSquash para realmente colocar o Brasil no cenário mundial. O Brasil é o único país da América do Sul inscrito no evento por equipes e é um investimento grande que a CBSquash está fazendo. É uma satisfação enorme poder acompanhar essa equipe juvenil que está indo e que a gente sabe que é um trabalho de desenvolvimento, de lapidação de talentos, mas é um trabalho que a gente acredita muito que vai trazer um retorno a médio e longo prazo”, destaca Gallego.
A iniciativa faz parte de um amplo trabalho da CBSquash, que já prepara programas de detecção e desenvolvimento de talentos para as categorias de base e juvenil. O esforço vem sendo reconhecido internacionalmente e recentemente foi destaque no site da World Squash, enfatizando o crescimento e o potencial dessa nova geração.
A delegação brasileira no Egito contará com nove atletas. O time masculino é formado por Bernardo Dias, Owen Hendricks, Viggo Hendricks e Matheus Frabetti, além de Bernardo Guimarães, que disputará a competição individual. No feminino, o país será representado por Laura Silva, Giulia Colleoni, Alix Borges e Luiza Niemeyer. O comando técnico fica por conta de Renato Gallego e Fábio Cechin.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
FILIADOS